2008-04-12

dia 19!


















O que terão em comum Shakespeare, Gil Vicente e Federico Garcia Lorca?

7 mulheres, 3 textos, 12 vidas sentidas no feminino. Um feminino no mínimo diferente, porque vivido a partir da parte mais obscura da alma, um feminino rejeitado ou mal visto pelos olhos dos outros, um feminino fechado sobre si, encerrado na escuridão do isolamento e do medo, e que aqui ganha coragem e reivindica um tempo e um espaço só seus.
Mulheres excluídas ou que se escondem, com um poder quase sobrehumano no domínio das paixões e dos desejos. Movidas a amor, saudade ou mágoa, tentam por caminhos muito próprios refugiar-se de sociedades onde parecem não ter lugar.
Porque são perigosas? Porque promíscuas? Talvez desobedientes?
Apenas porque são especiais e aí reside a sua grandeza. Mulheres cruas, mal enfeitadas, que nos aparecem nuas de convenções, e apenas revestidas de um simbolismo que cabe a cada um redescobrir. Mulheres do passado, ainda que jamais velhas, trazidas até nós pelas palavras de homens consagrados do teatro que sobre elas resolveram pensar. Este é o desafio: deixar-se envolver pelo ritmo com que cada uma delas se nos apresenta nas suas fragilidades e se assume em toda a sua força e vontade de resistir.

"7 Mulheres e 3 Peles", 19 de Abril, 21h30, Centro Social e Cultural de Aradas

Sem comentários: