2011-10-06


Dia 29 de Outubro pelas 15h,
no Centro Social e Cultural de Aradas,
a ACAD promove um workshop de Cavaquinho,
orientado por André Jesus.

Oferta de certificado de participação no final do workshop.
Não é necessário ter um cavaquinho.
Inscrições através do nosso endereço de email ou telemóvel.
Abertas também inscrições para aulas de Cavaquinho a partir de Novembro na ACAD.

Este workshop destina-se principalmente a alunos sem qualquer contacto com o instrumento, ou a alunos com alguma/muita experiência (membros de grupos folclóricos, tradicionais, populares; associações musicais/culturais; instrumentistas; etc.).

Os objectivos desta formação:
Reconhecer a importância do cavaquinho como sendo um instrumento tipicamente português e um símbolo da cultura musical/tradicional portuguesa no mundo. Fomentar o processo de ensino-aprendizagem do cavaquinho através da sensibilização para as sonoridades rítmica e melódica de um instrumento dotado de características musicais únicas.

André Jesus:
Licenciado em Filosofia – Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve o primeiro contacto com um cavaquinho nos primeiros anos do curso.

Enquanto frequentou a faculdade aprendeu as bases do instrumento como elemento dos grupos Orquestra Típica e Rancho e Estudantina Universitária de Coimbra, ambos pertencentes à Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Fez parte do Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra onde desenvolveu e amadureceu a sua técnica instrumental. Através destes grupos levou o cavaquinho a inúmeros eventos por todo o país e além fronteiras.

Fundador e instrumentista de cavaquinho do grupo de world music Druidas, um projecto que surge em 2005 com os objectivos de divulgação e enriquecimento da música tradicional portuguesa e estrangeira.

Actualmente pertence ao corpo de formadores da EMtrad (Escola de Música Tradicional da d’Orfeu Associação Cultural), onde lecciona os Cursos Livre e Mensal de cavaquinho para os níveis iniciação e avançado/especialização.

Criador do atelier/workshop O Nosso Cavaquinho… projecto que visa a sensibilização para as sonoridades rítmica e melódica de um instrumento dotado de características musicais únicas.

Esta actividade tem o apoio da Adágio